Artistas de efeitos visuais da Marvel votam a favor de sindicalização

É a primeira vez que os trabalhadores dessa área terão representação trabalhista

A equipe de efeitos especiais do Marvel Studios votou a favor de se unir ao sindicato IATSE, que representa trabalhadores de bastidores de várias indústrias de entretenimento ao redor do mundo. A notícia foi confirmada pela Variety, notando que a eleição de representantes sindicais para a categoria deve acontecer ainda este mês.

O Marvel Studios emprega mais de 50 artistas de efeitos visuais em sua equipe, dos quais uma "supermaioria" (ou seja, mais de 2/3) votaram a favor da sindicalização. É a primeira vez que trabalhadores da área de efeitos especiais de Hollywood terão representação trabalhista.

Foto: (Reprodução)Cena de Homem Formiga e a Vespa: Quantumania
Cena de Homem Formiga e a Vespa: Quantumania

"Por quase meio século, trabalhadores na indústria de efeitos visuais foram barrados de proteções e benefícios garantidos aos seus colegas de trabalho desde o começo da indústria cinematográfica. Esse é um primeiro passo histórico, mostrando que os trabalharies dos efeitos visuais estão dispostos a se unir para reivindicar respeito pelo nosso trabalho", comentou Mark Patch, organizador do sindicato.

O IATSE (Aliança Internacional de Empregados do Cinema, na sigla em inglês) representa mais de 160 mil técnicos, artesãos e trabalhadores das indústrias cinematográfica e televisiva. Designers de produção, diretores de arte, operadores de câmera, técnicos de som e iluminação, editores, maquiadores e figurinistas estão entre os integrantes do sindicato.

Nos últimos meses, o departamento de efeitos visuais da Marvel ficou sob os holofotes, tanto por críticas ao resultado final de algumas produções do estúdio (especialmente Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, Mulher-Hulk e Invasão Secreta), quanto por denúncias de condições de trabalho abusivas.

Fonte: Omelete

Gostou? Compartilhe!