Estúdios mudam propostas em torno das IAs para dar fim à greve dos atores
Uso da inteligência artificial se tornou principal obstáculo nas negociações entre os atores e os estúdios
A greve dos atores de Hollywood ainda não acabou, mas os estúdios parecem dar um novo passo para enfim chegarem a um acordo com o SAG-AFTRA (sindicato dos atores). Segundo a Variety, os grandes estúdios concordaram em mudar a linguagem das propostas em torno do uso da inteligência artificial, um tópico que se tornou o principal impasse nas negociações.
Representantes do sindicato se reuniram com líderes da AMPTP (Aliança de Produtores de Cinema e TV) na noite de segunda-feira (6), após revisarem o documento do que seria a "proposta final", entregue no último sábado (4). Neste novo encontro, as partes teriam chegado a algum entendimento em relação à inteligência artificial. O SAG-AFTRA deve se reunir ainda nesta terça-feira para debater as propostas, e a expectativa é que as novas resoluções em torno das IAs sejam o suficiente para selar o acordo. A paralisação dos atores já dura 117 dias.
A paralisação não só barra as filmagens de muitos projetos que contam com intérpretes filiados ao SAG, como também impede a participação desses atores em eventos de imprensa para filmes que já estão completos.
O SAG-AFTRA também contava com a pressão adicional por parte dos roteiristas, que deflagraram greve em maio, mas chegaram a um acordo para a revisão dos contratos em outubro. Com o fim da paralisação dos roteiristas, algumas produções já retomaram as atividades.
Fonte: Omelete