Artistas de efeitos visuais do Marvel Studios votam a favor da sindicalização
Decisão foi tomada de forma unânime
Os artistas responsáveis pela criação dos efeitos visuais das produções do Marvel Studios votaram de forma unânime a favor da sindicalização da categoria junto à Aliança Internacional de Trabalhadores do Cinema e dos Palcos (IATSE, em inglês). A contagem dos votos aconteceu na última terça-feira (12) e confirmou a decisão histórica (via Variety).
A decisão marca a primeira vez que profissionais exclusivamente de efeitos visuais se unem em um sindicato em busca de melhores condições de trabalho. “Isso é histórico e estou feliz por fazer parte disso”, disse Thomas Barnard, coordenador de efeitos visuais do Marvel Studios, em comunicado. “Isso não apenas mudará radicalmente o jogo — aumentando a qualidade das histórias por meio do nosso trabalho, mas também será um grande passo em frente para cuidar de indivíduos anônimos que ajudaram a construir a indústria.”
“A contagem de hoje mostra que a procura sem precedentes pela sindicalização em novos setores da indústria do entretenimento é bem real”, afirmou Matthew D. Loeb, presidente internacional da IATSE. “Parabenizo [os artistas de efeitos visuais] por sua vitória histórica. Sua bravura, determinação e união são um farol para os trabalhadores não apenas de efeitos visuais, não apenas de entretenimento, mas de todos os setores deste país e de outros lugares. Vocês entrarão em negociações com a Marvel e a Disney com total apoio de nossa forte aliança de 170.000 pessoas. Sua luta é a nossa luta.”
A IATSE representa mais de 160 mil técnicos, artesãos e trabalhadores das indústrias cinematográfica e televisiva. Designers de produção, diretores de arte, operadores de câmera, técnicos de som e iluminação, editores, maquiadores e figurinistas estão entre os integrantes do sindicato.
Nos últimos meses, o departamento de efeitos visuais da Marvel ficou sob os holofotes, tanto por críticas ao resultado final de algumas produções do estúdio (como Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, Mulher-Hulk e Invasão Secreta), quanto por denúncias de condições de trabalho abusivas.
Fonte: Omelete